Página inicial

>

Blog

>

Quais as diferenças entre Isolamento Acústico e Absorção Acústica?

24.11.2017

Quais as diferenças entre Isolamento Acústico e Absorção Acústica?

Saiba diferenciar isolamento acústico e absorção acústica para obter melhores resultados em sua obra.

Site: www.multinova.ind.br
Autor: Multinova

Autor foto: Henrique Oliver

Ultimamente, falamos muito em saúde e conforto em ambientes habitacionais com o advindo de opções que auxiliam na absorção e isolamento acústico. Contudo, existe uma grande diferença entre esses dois métodos:

Absorção acústica remete a remoção de energia sonora do ambiente, ou seja, os componentes que trabalham na atenuação das ondas sonoras ou expelem as mesmas do ambiente são considerados absorvedores acústicos. O método de absorção acústica elimina o efeito de reverberação fazendo com que as ondas sonoras sejam absorvidas e não se espalhem no ambiente. Um dos locais mais comuns onde são instalados elementos para absorção acústica são as salas de cinema. Os restaurantes também estão se preocupando com o conforto acústico dos ambientes para evitar desconforto com bate-papo, estalar dos pratos, copos, talheres e ruídos externos.

Isolamento acústico é o método que impede a transmissão de som de um ambiente para outro. Da mesma forma, atenua os sons de um ambiente externo para o ambiente com isolamento acústico. Os elementos ou isolantes acústicos tem a função de amortecer e dissipar a energia sonora com o uso de espumas que atenuem a vibração emitida. É importante frisar que, nesse método devemos tomar cuidado para não deixar nenhuma área descoberta. Qualquer área descoberta pode ocasionar ponte acústica permitindo a passagem do som para outros ambientes.

Ambos os métodos são utilizados pensando no conforto acústico dos usuários tornando os ambientes mais saudáveis.

2017 © Multinova - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pelas agências: